Cálculo da Densidade da Carga de Incêndio Modificada

Esta ferramenta calcula a densidade de carga de incêndio de um espaço.

Em primeiro lugar, o utilizador deve introduzir o nome do espaço e introduzir a sua área bruta (m2). De seguida, deverá escolher o método a utilizar - determinístico ou estatístico, e clicar em continuar.

Se o método escolhido tiver sido o determinístico o utilizador terá que seleccionar o produto e escolher a actividade, tendo para tal a ajuda do sistema que lista automaticamente as hipóteses a inserir, bastando para tal escrever a primeira letra do produto . De seguida deverá escolher se o produto em questão é para armazenamento ou para fabricação.

Após este passo deverá introduzir o Ci - coeficiente de combustibilidade que assume os valores de 1,00; 1,30 ou 1,60 consoante o risco de combustibilidade seja baixo, médio ou alto, respectivamente, sendo que:

Risco alto – Ci = 1,60 para:

  • Produtos liquefeitos cuja tensão de vapor a 15 ºC seja superior a 28 kPa;
  • Líquidos cujo ponto de inflamação é inferior a 38 ºC;
  • Sólidos cujo ponto de inflamação é inferior a 100 ºC;
  • Produtos susceptíveis de formar misturas explosivas com o ar (poeiras, nevoeiros, vapores e gases combustíveis);
  • Produtos susceptíveis de entrar em combustão espontânea;

Risco médio – Ci = 1,30 para:
  • Líquidos cujo ponto de inflamação está compreendido entre 38 e 100 ºC;
  • Sólidos cujo ponto de inflamação está compreendido entre 100 e 200 ºC;
  • Sólidos susceptíveis de emitir vapores inflamáveis;

Risco baixo – Ci = 1,00 para:
  • Líquidos cujo ponto de inflamação seja superior a 100 ºC;
  • Sólidos cujo ponto de inflamação seja superior a 200 ºC.


Deverá introduzir também a massa do produto em Kg.

Ao clicar em “continuar” o sistema calcula a carga de incêndio total do espaço referido. De seguida é possível adicionar novos espaços e repetir o processo.

 

Se o método escolhido tiver sido o estatístico o utilizador deverá escolher a actividade, tendo para tal a ajuda do sistema que lista automaticamente as hipóteses a inserir. De seguida deverá seleccionar o Ci e escolher se a actividade em questão é de armazenamento ou de fabricação. No caso de ser de armazenamento, deverá de seguida inserir a altura em metros de ocupação e a percentagem de área efectivamente ocupada.

Ao clicar em “continuar” o sistema calcula a carga de incêndio total do espaço referido. De seguida é possível adicionar novos espaços e repetir o processo.

Para calcular o valor da carga de incêndio total do conjunto dos espaços definidos, deverá clicar em Cálculo Final. De seguida é perguntado se existem espaços adicionais sem carga de incêndio inserido no espaço global. Se a resposta for positiva, o utilizador deverá introduzir o valor desta área em m2.

Ao clicar em “continuar”, o sistema calcula o valor da carga de incêndio total do espaço e a densidade de carga de incêndio total do espaço. Se não existirem espaços adicionais sem carga de incêndio, basta clicar em “continuar” para calcular o valor da carga de incêndio total do espaço e a densidade de carga de incêndio total do espaço.





© 2020 SEGURANÇA ONLINE TODOS OS DIREITOS RESERVADOS