banner
Detetor de Chamas

 

Os detetores de chamas são dispositivos de prevenção que permitem alertar para uma situação de incêndio quando detetam, na área em que estão instalados, a existência de chamas. Este detetor responde às radiações emitidas pelos incêndios, e, ao fazer parte de um Sistema Automático de Deteção de Incêndios (SADI), permite alertar as pessoas da necessidade de evacuar os edifícios.

 

Como funciona?

As combustões emitem radiações infravermelhas e ultravioletas. Os detetores de chamas possuem sensores óticos que conseguem identificar essas radiações, enviando, após a deteção, um sinal para a Central de Incêndio, que emite então o alerta aos ocupantes do espaço a proteger.

Detetores de Radiação Ultravioleta: são os detetores mais rápidos na identificação de um incêndio, uma vez que detetam a radiação ultravioleta que é produzida logo nos momentos iniciais de um fogo.

Detetores de Radiação Infravermelha: os gases quentes emitidos durante um incêndio têm um padrão específico na banda de infravermelhos que pode ser detetado através de uma câmara de imagem térmica. Este tipo de detector leva entre 3 a 5 segundos a detectar a existência de chamas.

Detetores de Radiação Ultravioleta e Infravermelha: este tipo de detetores engloba as tecnologias de deteção da radiação ultravioleta e infravermelha. São equipamentos que têm a capacidade de cruzar as informações captadas pelos sensores, podendo confirmar se quando se verifica um dos tipos de radiação se existe um incêndio real, ou se este é um falso alarme.

 

Instalação

  • Os Sistemas Automáticos de Deteção de Incêndio e, portanto, os detectores, devem ser instalados por empresas com técnicos qualificados e registadas na Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC)

 

Manutenção

  • Tanto os Sistemas Automáticos de Deteção de Incêndios como os detetores que os constituem devem ser submetidos a procedimentos de manutenção regulares, por empresas com técnicos qualificados e devidamente registadas na Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC)



© 2017 SEGURANÇA ONLINE TODOS OS DIREITOS RESERVADOS