banner
Segurança Contra Incêndio

Segurança Contra Incêndio

Medidas de Autoproteção

A segurança contra incêndio em edifícios não depende somente de um bom projecto e da boa execução deste projecto na fase de construção do edifício. A entrada em vigor do Regime Jurídico da Segurança Contra Incêndios em Edifícios (RJSCIE) veio colmatar uma importante lacuna no que se refere à seguranç (...)

Organização de Segurança e Serviço de Segurança contra Incêndio

A eficácia das medidas de autoproteção definidas para um determinado edifício ou recinto dependem, em grande medida, da organização e gestão da segurança adotada nesse mesmo edifício ou recinto.

Medidas de Prevenção

Entende-se por Medidas de Prevenção os Procedimentos de Prevenção e o Plano de Prevenção, sendo o que os primeiros são exigíveis em edifícios de menor categoria de risco de incêndio e o Plano de prevenção é obrigatório para edifícios com categoria de risco mais agravada, conforme estipulado no artigo (...)

Medidas de Emergência/Intervenção

Consoante a categoria de risco do edifício ou recinto, as Medidas de Intervenção assumem a forma de Procedimentos de Emergência ou de Plano de Emergência Interno, pressupondo a realização prévia de uma análise de risco de forma a poder organizar as respostas adequadas aos cenários de emergência previ (...)

Formação em SCIE

A prevenção, segurança e intervenção só são exequíveis se as pessoas que utilizam e ocupam os edifícios tiverem consciência dos riscos, compreenderem as medidas de segurança e forem capazes de executar os procedimentos de prevenção e emergência.

Simulacros

Nas Utilizações-Tipo em que sejam exigidos Planos de Emergência Internos devem ser realizados exercícios com o objetivo de testar o referido Plano de Emergência e treinar os ocupantes com vista à criação de rotinas e ao aperfeiçoamento dos procedimentos em causa. Estes exercícios devem ser devidament (...)

Registo de Segurança

Este Registo destina-se à inscrição de ocorrências relevantes e ao arquivo de relatórios relacionados com a segurança contra incêndio, compreendendo, designadamente:

ATEX - Atmosferas Explosivas

As regras de proteção dos trabalhadores contra os riscos de exposição a atmosferas explosivas são estabelecidas pelo Decreto-Lei nº 236/2003, de 30 de Setembro, que transpõe para a ordem jurídica interna a Diretiva nº 1999/92/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 16 de Dezembro.

Qualidade no Serviço de Manutenção de Extintores

A proteção contra Incêndio assume um papel preponderante na garantia das condições de segurança dos locais de trabalho. Entre as várias soluções existentes, destacam-se os extintores de incêndio, por serem equipamentos de primeira intervenção, o que significa que a sua utilização é adequada ao combat (...)

Vistorias e Inspeções de Segurança contra Incêndio

A Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC) tem competência para proceder às necessárias verificações através de:

Obrigatoriedades Legais para as Empresas Instaladoras de Sistemas de Segurança

Empresas Instaladoras de Sistemas de Segurança Electrónica; Empresas Instaladoras de Equipamentos/Sistemas de Protecção Activa Contra Incêndio; Empresas com Actividade na Protecção Passiva Contra Incêndio

Projeto de Segurança Contra Incêndio

Alterações introduzidas pelo Regime Jurídico de Segurança Contra Incêndio em Edifícios (Decreto-Lei nº220/2008). Parecer obrigatório da ANPC relativamente aos projetos de SCIE. Qualificação dos autores do projecto da 3.ª e 4.ª categoria de risco. Projeto de segurança e ficha de segurança. Perigosidad (...)

Processo Contraordenacional de Segurança contra Incêndios em Edifícios

Resumo das coimas aplicadas às diferentes contraordenações no âmbito do Regime Jurídico de Segurança contra Incêndio em Edifícios.

Marcação CE dos equipamentos de segurança contra incêndio

A marcação CE simboliza a conformidade dos produtos e equipamentos com os requisitos essenciais que lhes são aplicáveis por força das Diretivas comunitárias que prevêem a sua aposição. A marcação CE constitui uma declaração da pessoa singular ou coletiva responsável pela sua aposição de que o produto (...)




© 2017 SEGURANÇA ONLINE TODOS OS DIREITOS RESERVADOS