banner
Segur. e Saúde no Trabalho

Segurança e Saúde no Trabalho

Equipamentos de Proteção Individual

Segundo a Diretiva 89/656/CEE o Equipamento de Proteção Individual é “qualquer equipamento destinado a ser usado ou detido pelo trabalhador para sua proteção contra um ou mais riscos suscetíveis de ameaçar a sua segurança ou saúde no trabalho, bem como qualquer complemento ou acessório destinado a es (...)

EPI - Capacete

O capacete tem a finalidade de proteger a cabeça contra ferimentos causados pela queda de objetos volumosos de níveis elevados, precaver lesões decorrentes de batidas da cabeça contra objetos fixos e contra eventuais descargas elétricas.

Segurança e Saúde no Trabalho – Coimas

A promoção e prevenção da segurança e da saúde do trabalho são regulamentadas pela Lei nº 102/2009, de 10 de Setembro. De acordo com este diploma legal são responsáveis pela garantia das condições de segurança e saúde no trabalho tanto os empregadores como os trabalhadores. Enquanto os primeiros são (...)

Trabalhos em Altura

As quedas em altura constituem a causa mais comum de lesões e mortes na indústria da construção. As causas incluem: trabalho em andaimes ou plataformas que não estão equipados com guardas de segurança, ou sem que o trabalhador tenha um arnês de segurança correctamente colocado; telhados frágeis; e es (...)

Marcação CE dos Equipamentos de Proteção Individual

A marcação CE simboliza a conformidade dos produtos e equipamentos com os requisitos essenciais que lhes são aplicáveis por força das Diretivas comunitárias que prevêem a sua aposição.

Segurança em Espaços Confinados

Os espaços confinados são definidos como áreas que não possuem ventilação natural favorável, que não foram concebidos para acolherem trabalhos contínuos e com acesso limitado, que requeiram a utilização de escadotes, andaimes ou outros aparelhos. Estes espaços são também propícios a acumulação de con (...)

Segurança no Trabalho em Estaleiros

As atividades de construção civil em estaleiros envolvem vários riscos, podendo resultar em acidentes quando não são tomadas as medidas de segurança necessárias. As quedas em alturas, os esmagamentos e os soterramentos são os principais acidentes no trabalho. No entanto, a aplicação de medidas preven (...)

Riscos Elétricos

A utilização da eletricidade exige vários cuidados, uma vez que quando são negligenciados os devidos procedimentos de segurança esta fonte de energia pode provocar não só danos patrimoniais, como também ser fatal ou causar lesões irrecuperáveis.

Ergonomia

A ergonomia é a aplicação do conhecimento científico no design de objetos, sistemas e tecnologia utilizada pelo ser humano com o objetivo de garantir a saúde e a segurança dos trabalhadores e aumentar os níveis de produtividade.

Desfibrilhação Automática Externa (DAE)

Foram criados ao longo do tempo vários tipos de equipamentos médicos de suporte de vida, responsáveis por atuar em caso de emergência médica. Para situações relacionadas com o coração, o músculo mais importante do corpo humano, como seja o caso de um enfarte, existem equipamentos e medidas que devem (...)

Regime Jurídico da Segurança e Saúde no Trabalho - Principais alterações

A 28 de janeiro de 2014, foi publicada a Lei nº 3/2014, que se encontra em vigor desde o passado dia 27 de fevereiro de 2014, veio proceder à segunda alteração do regime jurídico da promoção da segurança e saúde no trabalho, aprovado pela Lei n.º 102/2009 de 10 de setembro cuja primeira alteração foi (...)




© 2017 SEGURANÇA ONLINE TODOS OS DIREITOS RESERVADOS