AECOPS defende uma uniformização de práticas na contratação eletrónica
2014-04-14

A Associação de Empresas de Construção e Obras Públicas (AECOPS) apresentou ao Executivo de Pedro Passos Coelho, uma nova exposição para que sejam tomadas medidas que terminem com as dificuldades sentidas pelas empresas do setor da construção no âmbito dos procedimentos contratuais públicos.

As reivindicações prendem-se, por um lado, com os custos da contratação eletrónica para as empresas enquanto interessadas, candidatas e concorrentes e, por outro lado, com as exigências ao nível das assinaturas digitais.

No caso referente aos custos da contratação eletrónica para as empresas enquanto interessadas, candidatas e concorrentes, incluem-se a cobrança aos utilizadores de algumas funcionalidades, tais como a possibilidade de importação de ficheiros Excel para preenchimento de mapas de quantidades, preços e serviços, tal como de suporte técnico e informação, como é o caso de os utilizadores acederem à plataforma em mais do que um terminal e a receção de notificações por correio eletrónico, que, por serem fundamentais para a utilização das plataformas eletrónicas, e não “adicionais”, a AECOPS considera que devem ser disponibilizadas gratuitamente.

A estas questões, e segundo a AECOPS, acresce ainda o custo excessivo dos selos temporais, a respetiva comercialização exclusivamente em pacotes de número exagerado, com validade limitada no tempo e de utilização exclusiva para os atos praticados na plataforma que os comercializa.

Já no que diz respeito às exigências ao nível das assinaturas digitais de documentos, a AECOPS considera as exigências excessivas, e considera-as em três momentos diferentes. O primeiro, antes do carregamento das propostas, o segundo, no momento do carregamento das propostas e o terceiro, na altura da submissão da proposta. Outro caso existente é aquele em que para além da assinatura digital qualificada, é exigida igualmente a assinatura manuscrita da declaração do anexo I do Código dos Contratos Públicos.

Na exposição, enviada em sede de FEPICOP ao secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, a AECOPS reclama a regulação e clarificação dos aspetos referidos, tal como a uniformização das práticas seguidas pelas várias entidades gestoras de plataformas eletrónicas, de forma a salvaguardar os princípios da transparência, igualdade e concorrência no âmbito dos procedimentos de contratação eletrónica.



© 2020 SEGURANÇA ONLINE TODOS OS DIREITOS RESERVADOS